Atividades

Atividade

Horários

Atendimento Fraterno


“O atendimento fraterno tem como objetivo primacial receber bem e orientar com segurança todos aqueles que buscam o Centro Espírita. Não se propõe a resolver os desafios nem as dificuldades, eliminar as doenças nem os sofrimentos, mas propor ao necessitado os meios hábeis para a própria recuperação.” (Joanna de Ângelis, Psicografia de Divaldo Pereira Franco, in Atendimento Fraterno, Projeto Manoel Philomeno de Miranda, Salvador, Leal Editora, 1998.)


Na SEJA, o Atendimento Fraterno faz parte das atividades da área de Atendimento Espiritual de uma Casa Espírita, que tem como proposta básica, acolher as pessoas, por meio de ações fraternas e continuadas, de conformidade com os princípios do Evangelho à luz da Doutrina Espírita. Consiste, portanto, em receber fraternalmente aquela pessoa que busca o Centro Espírita, dando-lhe a oportunidade de expor, livremente e em caráter privativo e sigiloso, suas dificuldades e necessidades. É uma atividade de escuta realizada por voluntários capacitados.

Terapia pelos Passes

“A terapia pelos passes é doação de amor e de saúde pessoal, dispensando quejandos e aparatos mecânicos de sugestão exterior.”
(Manoel Philomeno de Miranda, Psicografia de Divaldo Franco, in Terapia pelos Passes, Projeto Manoel Philomeno de Miranda, in. Terapia pelos passes. Salvador, Leal Editora, 1996.)

Os benefícios do passe estão diretamente relacionados ao comportamento daquele que busca essa terapia. Postura reflexiva e a abstenção de sentimentos e pensamentos negativos contribuem decisivamente para a melhora.

O passe é realizado todas às quartas e sábados, após as palestras, de forma individual e, ocasionalmente, coletivo.

Evangelização Infanto-Juvenil


A Evangelização Infantil e Juvenil tem como objetivo proporcionar às crianças e adolescentes de 0 (zero) a 24 anos, o conhecimento da Doutrina Espírita, por meio de estudos sistematizados realizados semanalmente nos horários especificados.

Grupos de Estudo


Grupos de Estudos 

Promoção Social


O Departamento de Promoção Social da SEJA é responsável pelas ações assistenciais oferecidas à população mais carente de diversos bairros e cidades circunvizinhas.

Visitas Fraternas ao Hospital da FAP


Todos os domingos uma equipe de trabalhadores da SEJA realizam visitas aos doentes e à maternidade deste hospital, objetivando o esclarecimento à luz da doutrina espírita, bem como a doação de itens de higiene e enxovais aos que necessitam