Missão Espiritual do Brasil: Isso nos interessa!

Post date: Sep 1, 2016 1:39:35 PM

Você já se perguntou por que está reencarnado no Brasil nesses dias de crise ética na instituições políticas? Sente-se inclinado a  questionar também: que país é este? O Espiritismo poderia me ajudar a entender também coisas assim? Uma das contribuições da Doutrina Espirita é nos fornecer elementos para analisarmos de forma mais profunda situações pessoais articuladas com conjunturas sociais e históricas. Embora o Espirito num sentido absoluto não tenha pátria, pode perfeitamente se identificar com projetos de nações e ter compromissos nisso.

Então, a questão que tem que ser posta é: o que minha evolução tem a ver com a história do Brasil? Grosso modo, podemos concluir que a civilização brasileira oferece as condições justas e ideais para o nosso crescimento neste momento. Por outro lado, isso implica dizer que temos, sim, compromisso com a missão espiritual do Brasil.

Essa missão está mito bem delineada na excelente obra Brasil, Coração do mundo, Pátria do Evangelho escrita por Humberto de Campos, maior cronista brasileiro, e psicografada por Chico Xavier em 1938.

Já no prefácio, esclarece o Autor Espiritual que “As reservas brasileiras não se circunscrevem ao mundo de aço do progresso material, que impressionou fortemente o espírito de Humboldt, mas se estendem, infinitamente, ao mundo de ouro dos corações, onde o país escreverá a sua epopeia de realizações morais, em favor do mundo.

Jesus transplantou da Palestina para a região do Cruzeiro a árvore magnânima do seu Evangelho, a fim de que os seus rebentos delicados florescessem de novo, frutificando em obras de amor para todas as criaturas”

Estar reencarnado no Brasil hoje implica estar consciente e comprometido com o projeto de se realizar também na dimensão material a civilização do Espírito no Coração do mundo (veja-se como mapa político do Brasil tem formato de coração). Para tal, a vivência do Evangelho do Mestre é a contribuição de cada um de nós para que a missão espiritual  da Pátria do Evangelho se realize plena e o mais brevemente.

Oscar de Lira*

(*) Expositor espírita nacional. Membro da Sociedade Espírita Joanna de Ângelis - SEJA, de Campina Grande-PB. É Pedagogo, mestre em Filosofia e doutor em Letras Clássicas/Língua Grega.